Jornalismo e ativismo interfaces do modelo web 2.0 na abordagem da
cobertura Mídia Ninja
O jornalismo chega a uma nova
fase, onde a produção e distribuição de informação não necessitam mais dos
processos editoriais da grande mídia. O novo modelo de comunicação, web 2.0 ou
jornalismo 2.0, ganha força com a popularização das tecnologias digitais
voltadas para as relações sociais. O cidadão hoje passa a ser não somente
consumidor de informação, mas também produtor dela. Com um celular e acesso a internet
em pouquíssimos instantes uma publicação pode ganhar visibilidade e se
disseminar na rede com tamanha e absurda velocidade e acessibilidade. Desta
forma passa-se a criar uma teia de informações, com vários pontos de vistas
constituídos pelos próprios atores implicados na notícia. Sendo assim o cidadão
passa a receber uma matéria bruta, do qual ele retirará a informação a qual se
identifica e a partir dali constituirá seu ponto de vista sobre determinado
assunto.
Essa nova ferramenta de informação
que é a rede social, traz para nós a perspectiva do processo de construção da
informação. O papel do Jornalismo é servir a sociedade e desta forma deve dar
voz e vez a mesma. Tal atitude e modelo de comunicação se vê bem aplicado aos
jornalistas do Mídia Ninja, os quais se propõe a produzir conteúdo noticioso a
partir de narrativas independentes, de pontos de vistas variados, sem a
burocratização dos processos editoriais que moldam a noticia de forma a
entregar a matéria com um ponto de vista formulado. Saiba mais sobre os Ninja ...
Segundo Mark Briggs os
jornalistas hoje devem intender de tecnologia e usá-la a favor do jornalismo e desta
forma criar interfaces para interagir com o receptor e assim despertar nele o
interesse pela informação. Mark Briggs
aponta o crescente aumento das demissões de jornalistas de redação, por
decorrência das mudanças aplicadas a mesma pela crescente evolução tecnológica
dos mecanismos de comunicação e informação. Os Jornalistas responsáveis pelo
Mídia Ninja afirmaram no programa Roda Viva da Tv Cultura exibido no dia
05/08/13, que as grandes empresas de comunicação hoje, não utilizam suas
tecnologias a favor da comunicação mais imparcial, mais comunitária, eficaz e a favor da utilidade pública. A
crítica dos Ninja é que o modelo não muda apesar da tecnologia hoje oferecer
plataformas que ampliem o acesso a informação e desta forma possa implantar um
discurso amplo, sem as burocratizações
editorias, empresariais, mercadológicas e partidárias.
Nos anos 2000 os estudos do
jornalismo on line brasileiro já apontavam para uma crescente necessidade dos receptores,
sobre a necessidade de participar na construção dos produtos noticiosos,
apontam ainda para uma melhor receptividade com as hipertextualidades e a
multimidialidade nas mídias e veículos de comunicação on line .
“Ao estudar as características do jornalismo desenvolvido para a Web,
Bardoel e Deuze (2000) apontam quatro elementos: interactividade, customização
de conteúdo, hipertextualidade e multimidialidade”. (Um mapeamento de características e tendências no jornalismo online
brasileiro e português, COMUNICARTE, vol. 1, n°2, setembro de 2002, p.159).
A partir desta perspectiva,
pode-se avaliar o modelo de comunicação utilizado pelos jornalistas dos Mídia
Ninja, como um exemplo, uma base para o que realmente pode-se tornar o
jornalismo a partir das inovações tecnológicas e das facilidades de acesso a
informações nas redes sociais e nas mídias sociais. Exemplo este que deve ser
analisado pela grande mídia, para buscar assim transformar e democratizar suas
plataformas e modelos de comunicação.
Sávio Souza e Caio Sena
Referências Bibliográficas
-
BRIGGS, Marks. Jornalismo 2.0 - Como
sobreviver e prosperar. Tradução: Carlos Castilho. Centro Knight para o
Jornalismo nas Américas, Universidade do Texas, em Austin, s/data. Disponível em: http: //knightcenter.utexas.edu/Jornalismo_20.pdf.
Um
mapeamento de características e tendências no jornalismo online brasileiro e
português, COMUNICARTE,
vol. 1, n°2, setembro de 2002, p.159.
Disponivel em :
http://www2.ca.ua.pt/comunicarte/artigos/r02a16.pdf
Olá, o tema de vocês é muito atual, vale a pena se aprofundar :) Não está faltando algo em "Saiba mais sobre os Ninjas..."? Revisar todos o texto!!! "intender"??? []s da Prof. Ale
ResponderExcluir